COBERTURAS PROTETORAS E LENÇÓIS

 

APLICAÇÃO, MANUSEIO E CONSERVAÇÃO

As coberturas protetoras para linha viva constituem um dos principais equipamentos de proteção utilizados nas intervenções em instalações energizadas de baixa e média tensão.

Sua aplicação tem como objetivo proteger eletricamente toda a área de trabalho, a fim de impedir os possíveis contatos acidentais de fase-fase ou fase-terra durante a execução dos serviços.
 
São usadas nos trabalhos pelo método ao contato e devem ser instaladas com luvas isolantes de borracha ou pelo método a distância, uma vez que dispõem de presilhas metálicas (tipo olhais) para serem operadas com bastão de manobra.

Sua utilização deve ser confiada somente a eletricistas devidamente capacitados para trabalhos em linha viva e requer a observação das seguintes regras básicas:

1. O eletricista não deve sob nenhuma circunstância tocar propositadamente nas coberturas, exceto com luvas de borracha. Deve, portanto, estar sempre consciente de sua posição em relação às mesmas para evitar tocá-la mesmo que acidentalmente.
Essa regra é válida para qualquer outra cobertura que estiver sendo utilizada para proteger partes energizadas.
 
2. As coberturas protetoras de poste, de cruzeta, de suporte horizontal, de suporte “C” e as circulares têm a finalidade de impedir o contato acidental de condutores ou amarrações energizadas com as superfícies aterradas da estrutura.

 

3. As coberturas protetoras devem ser manuseadas com cuidado para evitar quebras, trincas ou arranhões e devem ser mantidas sempre limpas e secas.

4. Cada cobertura protetora deve ser criteriosamente inspecionada antes de sua utilização, assegurando que não tenha trincas, arranhões profundos, deformações ou outros danos e que estejam limpas e secas.
Sua limpeza, se necessário, deve ser feita com tecido de algodão. Se este não remover toda a sujeira, deve-se usar água e sabão neutro.

5. Diferentemente das coberturas protetoras para uso permanente, tratadas no final desse grupo, as coberturas protetoras foram projetadas para uso temporário, na execução das mais diversas tarefas de manutenção em linha viva, que devem ser retiradas após a conclusão dos serviços.

PRECAUÇÃO

As coberturas protetoras para linha viva foram concebidas para atender uma grande variedade de situações de manutenção em sistemas energizados, sendo que, para cada tipo de equipamento, fornecemos coberturas adequadas para maior eficiência e segurança.

O eletricista deve selecionar cuidadosamente as coberturas mais indicadas, nas quantidades necessárias, evitando improvisações perigosas antes de iniciar qualquer tarefa.

A inspeção visual das coberturas para detectar qualquer rachadura, riscos profundos, sujeiras, deformações etc. é norma para todas as equipes de linha viva, pois a segurança dos usuários depende da perfeita manutenção do seu equipamento. Sempre que houver qualquer dúvida, as respectivas coberturas não podem ser usadas e devem ser encaminhadas para ensaios elétricos.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

As coberturas protetoras para linha viva são produzidas com termoplástico de alta rigidez dielétrica e resistente ao ozônio e UV.
 
Sua cor laranja permite uma excelente visualização da área sob intervenção.

As coberturas protetoras para instalação a distância possuem presilhas metálicas para serem operadas com bastão de manobra.